Ícaro Moreno Júnior – Voto Consciente

Aeerj > Artigos > Ícaro Moreno Júnior – Voto Consciente

Artigo: 16/09/2024

Voto Consciente

* Ícaro Moreno Júnior

As eleições municipais se aproximam. Esse sempre foi um momento muito importante para nosso destino, buscando um futuro promissor para o município em que vivemos. Mas no contexto atual, eu ousaria utilizar um adjetivo bem forte, para rotulá-lo de momento perigoso.

Isto porquê, realmente, estamos passando por uma metamorfose que revela comportamentos e escolhas no mínimo estranhas. Talvez provocadas por esse novo fenômeno de verdades e mentiras pelas redes sociais.

Já não se consegue mais saber o limite em que podem ser justificadas a liberdade de expressão ou a censura, nos novos meios utilizados para a alavancagem ou derrocada de candidatos. Marqueteiros estão atordoados tentando entender os porquês de números que surpreendem no resultado parcial das pesquisas eleitorais.

Recentemente, li em O Globo artigo citando uma iniciativa de Frei Betto, propondo ao presidente Lula espalhar 50 mil educadores sociais pelo país. A justificativa para o pedido foi o alerta de que “não é o benefício social que muda a cabeça do povo. Mas a educação política”.

E vale à pena reproduzir aqui alguns desabafos políticos do dominicano citados no artigo: “ – o novo modelo para ganhar eleições é o modelo do palhaço, com todo o respeito de quem ganha a vida no circo”. E “- o personagem histriônico, disfarçado de antipolítico, é o que rende votos hoje em dia”.

E lendo este brilhante artigo do jornalista Bernardo Mello Franco, pudemos ter a convicção do acerto de nossa ação em ter editado – mesmo antes do conhecimento das intenções de Frei Betto –  uma cartilha no formato de um gibi, para distribuição entre os funcionários das empresas de engenharia associadas da Aeerj, falando sobre a importância do “voto consciente”.

Ou seja, sem esperarmos qual a decisão do presidente Lula sobre a proposta de Frei Betto, e concordando com ele de que a saída para termos escolhas políticas certas passa pelas salas de aula, decidimos pela cartilha. Até porque é esse o momento de exercer nossa cidadania ativa, que tomemos conhecimento de nossos papéis sociais enquanto indivíduos, comunidade, consumidores, investidores e, principalmente…eleitores.

A cartilha será disponibilizada, também, em nosso website.

https://aeerj.org.br/