Turismo no Rio dispara e atrai mais de 240 mil estrangeiros em janeiro de 2025

Aeerj > Notícias > Informações > Turismo no Rio dispara e atrai mais de 240 mil estrangeiros em janeiro de 2025

Com alta de 46% no número de turistas no estado, expectativa é de crescimento ainda maior em fevereiro com o carnaval

Com as festas de fim de ano, a chegada do Carnaval e outros eventos, o Rio de Janeiro reafirma sua posição como um dos destinos mais procurados do mundo. Dados da Embratur revelam que, apenas em janeiro, o estado recebeu 240.151 turistas estrangeiros — um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 163.598 visitantes internacionais.

A pesquisa do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal aponta que os principais emissores de turistas para o estado foram Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Bolívia, Reino Unido e França. O sucesso do Rio se deve à combinação de paisagens deslumbrantes, praias icônicas, vida noturna agitada e experiências culturais únicas, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as rodas de samba na Lapa.

Novos hidrômetros causam transtorno e resultam em calçadas destruídas
“O Rio de Janeiro é o cartão-postal e a principal porta de entrada do Brasil. Estamos investindo na promoção do turismo internacional, melhorando a infraestrutura e facilitando o acesso, tornando além da capital, outros destinos fantásticos do estado ainda mais atrativos para os estrangeiros”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A expectativa é de que fevereiro registre números ainda maiores, impulsionados pelo Carnaval, um dos maiores eventos turísticos. Todos os anos, a festa carioca atrai milhares de foliões internacionais, lotando hotéis, bares e restaurantes. Além da folia, a cidade sediará em julho a Cúpula dos Brics, evento de grande impacto econômico.

Recorde Nacional
O crescimento no Rio reflete uma tendência nacional. Em janeiro, o Brasil registrou a entrada de 1.483.669 turistas internacionais, um recorde que supera os anos anteriores e reforça o país como um dos destinos mais procurados do mundo. O número representa um aumento de 55,07% em relação a janeiro de 2024, quando 956.737 visitantes cruzaram as fronteiras brasileiras.

A Argentina segue como o maior emissor de turistas, com 870.318 viajantes — um crescimento de 92% em relação a janeiro de 2024, quando foram registrados 452.136 visitantes. O Paraguai aparece em segundo lugar, com 108.118 turistas, seguido do Chile (103.620) e Uruguai (62.848). Os Estados Unidos, em quinto, somaram 51.919 chegadas. Já os europeus de Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália, juntos, totalizaram 91.042 visitantes.

Fonte: Diário do Rio