Com previsão de entrega em 2032, as obras do TAV Brasil, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, ainda não foram iniciadas. A autorização para construir o modal de alta velocidade foi concedida à empresa responsável em 22 de fevereiro de 2023, mas até agora só houve avanços nos estudos para o início das obras e na captação dos recursos para a construção do TAV, que é uma promessa há 35 anos. Segundo o Poder 360, a obras devem começar em 2027, conforme consta no cronograma da empresa, que deve apresentar os estudos de viabilidade à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até dezembro de 2024.
Segundo o veículo, a empresa informou que o 1º ano teria sido voltado ao diálogo com as prefeituras das cidades por onde o trem vai passar e com possíveis parceiros e potenciais investidores. Até o momento, a companhia já firmou acordos com 6 NDAs (sigla em inglês para acordos de confidencialidade), com grupos internacionais interessados em investir no empreendimento, que também deve contar com a captação de recursos através do mercado verde, para conseguir investimentos de fundos voltados para projetos sustentáveis.
Orçado em R$ 50 bilhões e com prazo de exploração de 99 anos, no projeto do TAV Brasil há previsão de serem construídas 4 estações: as capitais Rio de Janeiro e São Paulo; e São José dos Campos (SP) e em Volta Redonda (RJ). O projeto não conta com a participação do Governo Federal, que não manifestou interesse no projeto. Sendo assim, o empreendimento será todo custeado pelo setor privado, disse o diretor-presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, na época.
Fonte: Poder 360