Reviver Centro vira tema de painel no maior evento de ‘cidades inteligentes’

Aeerj > Notícias > Setor > Reviver Centro vira tema de painel no maior evento de ‘cidades inteligentes’

Fonte: Diário do Rio
26/03/2025

O evento debate soluções para revitalização de centros urbanos e melhoria da qualidade de vida

O projeto de revitalização do Centro do Rio, o tão falado Reviver Centro, ganhou espaço no maior evento de cidades inteligentes das Américas, o Smart City Expo Curitiba 2025. O evento, que acontece até esta quinta-feira (25/03) na capital paranaense, trouxe um painel especial sobre como repensar os espaços urbanos para melhorar a qualidade de vida.

Quem representou o Rio no debate foi o vereador Pedro Duarte (Novo), convidado para apresentar as transformações no Centro do Rio durante o painel “Cidades Felizes: criando experiências, repensando nossas cidades”. O parlamentar tem um papel fundamental na revitalização da região, já que participou ativamente da aprovação do plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da área.

Centro do Rio: de região vazia a polo residencial
Durante o evento, o vereador destacou os esforços para atrair novos moradores ao Centro do Rio. O desafio era grande: sete em cada dez imóveis estavam vazios. Com a adoção de incentivos como isenção de IPTU e ISS para obras, concessão de potencial construtivo e adaptações urbanísticas, a região começou a se transformar. A meta é ambiciosa: dobrar a população do Centro Histórico, de 12 mil para 24 mil habitantes até 2027.

“Nosso objetivo era transformar imóveis comerciais em áreas residenciais. O Centro já tem infraestrutura, o que interessa a quem quer investir. Então criamos um ambiente favorável para atrair empreendimentos e novos moradores, respeitando as características históricas do bairro”, explicou Duarte.

Trocando experiências com outras cidades
Além da experiência do Rio, o painel trouxe outros exemplos de revitalização urbana. O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, apresentou o projeto “Curitiba de Volta ao Centro”, que busca resgatar a vitalidade da região central da cidade. Segundo Martins, a iniciativa já está trazendo resultados positivos:

“O curitibano não fica feliz ao ver sua região histórica abandonada. Agora, com as ações que estamos implementando, vemos a confiança das pessoas voltando, e os empresários já estão se movimentando. O impacto na economia local tem sido rápido”, destacou.

O evento também contou com a participação de Betty Chemier, do Laboratório de Aceleração da ONU no Panamá, e de Caio Esteves, especialista em urbanismo e futuro das cidades.