Retorno sobre o investimento em painéis solares em telhados pode chegar a 45% ao ano

Aeerj > Notícias > Informações > Retorno sobre o investimento em painéis solares em telhados pode chegar a 45% ao ano

Estimativa é da plataforma Meu Financiamento Solar, especializada em crédito para projetos fotovoltaicos, da BV Financeira

A instalação de painéis solares fotovoltaicos em telhados apresenta retornos sobre o investimento que pode chegar a 45% ao ano no Brasil, dependendo da região e da dimensão do projeto, segundo a plataforma Meu Financiamento Solar, especializada em crédito para projetos fotovoltaicos, da BV Financeira.

Segundo a Meu Financiamento Solar, mesmo a alta do dólar e a elevação da taxa básica de juros (Selic) não conseguiram reduzir o retorno sobre o investimento. O motivo é a queda nos preços das centrais solares, cuja modalidade é conhecida no setor como microgeração — com potência de até 75 quilowatts (kW).

Estudo que compara preços de mais de 3 mil instaladoras de microusinas fotovoltaicas indica que o preço das plantas caiu 60% para o consumidor final entre 2022 e o início de 2025.

Como exemplo, a instituição cita que os preços dos fabricantes chineses saíram de US$ 0,23 o watt-pico (Wp) para US$ 0,08/Wp entre 2022 e 2025.

Com isso, o retorno pode variar entre 35% e 45%. O percentual depende de fatores como a potência do equipamento e o Estado em que será instalado.

“No Brasil, o retorno do investimento em painéis solares em 2022 era na casa de 20% ao ano e, sendo assim, o payback [retorno] praticamente dobrou nos últimos três anos”, disse Carolina Reis, diretora-executiva do Meu Financiamento Solar, em comunicado.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que existem instaladas 4,6 milhões de centrais solares, o que corresponde a 35 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

Fonte: Valor Econômico