Apesar do anúncio da Organização das Nações Unidas sobre a entrada do planeta no estágio de ebulição global, uma pesquisa aponta que apenas o município do Rio de Janeiro possui um Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas entre as cidades da Região Metropolitana. Além disso, o documento afirma que apenas Rio e Niterói têm secretarias dedicadas ao tema.
O Painel Climático, desenvolvido pela Casa Fluminense, também revela que 13 dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio não publicaram o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Além disso, mais da metade das cidades estão com o Plano Diretor atrasado por mais de 5 anos.
Coordenadora executiva da Casa Fluminense, Larissa Amorim, afirma que o lançamento do Painel Climático durante a audiência pública “Tecnologias sociais de enfrentamento ao racismo ambiental e o contexto de injustiça climática no Rio de Janeiro”, que será realizada em parceria com a Frente Parlamentar de Justiça Climática, Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), marca a cobrança direta por respostas do poder público. Matéria na íntegra.
Fonte: O Globo