O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, entregaram, neste sábado (30/9), as obras de infraestrutura nas primeiras ruas do Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste. Beneficiadas com o programa Bairro Maravilha, sete ruas receberam 1,6 km de redes de drenagem, 3,6 km de redes de esgoto e 3,5 km de redes de abastecimento de água.
As calçadas também ganharam acessibilidade, num total de 11.812 metros quadrados de passeio público recuperados. As ruas ganharam pavimentação, somando 13.389 metros quadrados de vias públicas asfaltadas. As intervenções têm por objetivo levar qualidade de vida aos moradores ao dar uma solução aos alagamentos que atingem a região quando chove.
– No total, serão investidos mais de R$ 500 milhões para resolver o problema do Jardim Maravilha. Aqui temos um problema grave que são as enchentes, porque fica numa área baixa, que sempre alagou. Já começamos a dragagem ali na frente para minimizar os impactos, mas a solução definitiva ainda não está dada. O que vamos fazer aqui é parecido com o que tem na Holanda, um país que está abaixo do nível do mar. Então, eles construíram diques. É o que vamos fazer aqui na beira do rio. Mas isso é um projeto de médio e longo prazo, obras que vão demorar de três a quatro anos ainda – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
As obras inauguradas neste sábado fazem parte da primeira fase das intervenções no Jardim Maravilha, que contemplará 23 ruas da localidade. Juntas, elas somam cerca de 7,7 quilômetros de ruas que receberão infraestrutura e pavimentação. A urbanização alcançará uma área do bairro equivalente a 320 mil metros quadrados, do tamanho de aproximadamente 30 campos de futebol. Esse primeiro pacote de obras tem investimentos orçados em R$ 40,9 milhões do município.
Fonte: Diário do Rio