Nesta terça-feira (18/07), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI), apresentou o Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública (FIP). Esse programa estabelece os princípios e diretrizes para promover a integridade pública na cidade do Rio de Janeiro. O FIP tem como objetivos disseminar a cultura de integridade nos órgãos municipais, envolvendo também parceiros institucionais e a sociedade carioca, e incentivar o uso de canais de denúncia para violações de condutas éticas, criando um ambiente seguro para os denunciantes.
“A publicação dos decretos constitui um marco importante no avanço de práticas de integridade no município. Ambos os programas, cada um do seu modo, têm como propósito, entre outras missões, zelar pela aplicação do Código de Integridade do Agente Público, promover a prevenção, a detecção e a correção de violações de condutas éticas e aperfeiçoar a estrutura de governança pública para a integridade e a gestão de riscos“, afirmou o secretário de Transformação Digital e Integridade Pública, Tony Chalita.
Além disso, foi lançado o Programa Agentes da Integridade, que selecionará agentes públicos para atuar como representantes na implementação e disseminação de boas práticas de integridade. A SMTDI será responsável por coordenar essa rede de Agentes da Integridade. A secretaria irá capacitar e treinar os agentes selecionados para que se tornem multiplicadores de boas práticas de integridade. Fonte: Diário do Rio