A Prefeitura do Rio está intensificando esforços para ampliar áreas verdes na cidade. Esta iniciativa visa não só aumentar a cobertura vegetal, mas também reduzir o impacto das altas temperaturas, especialmente nas Zonas Norte e Oeste, identificadas como as mais afetadas pelo calor intenso, de acordo com o recente mapeamento térmico da cidade.
O cidade do Rio de Janeiro é a única grande do Brasil com programa de reflorestamento permanente. Já foram 10 milhões de mudas plantadas, desde o ano de 1986, o equivalente a 3.600 campos de futebol. Só o programa Refloresta Rio já plantou 366 mil mudas, desde o ano de 2021. E de janeiro até então, foram mais de oito mil árvores nas vias do município, sobretudo nos bairros de Deodoro, Santa Cruz, Barra e Jacarepaguá.
As ações da Prefeitura do Rio incluem projetos específicos, como: a transformação da Serra da Posse, a criação de novos parques como Pavuna, Piedade, Rita Lee, Susana Naspolini e Oeste, além da implantação do programa “Cada Favela, uma Floresta”.