Após Eduardo Paes vetar o projeto de lei da Câmara Municipal que proibia a circulação de bicicletas elétricas em ciclovias do Rio, o subprefeito da Zona Sul, Flavio Valle, anunciou, nesta quinta-feira, um projeto para conscientizar os usuários.
Ainda não há regulamentação oficial, mas a prefeitura afirma que as regras da campanha se baseiam em definições do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, ciclomotores (scooters) e motonetas não podem mais circular nas ciclovias. Já as bicicletas elétricas estão autorizadas, desde que não ultrapassem a velocidade de 20km/h.
“Estamos com o nosso gabinete itinerante na rua para um trabalho educativo e de conscientização sobre os veículos permitidos e não permitidos a circular nas ciclovias, conforme determina o Contran. Já me reuni com o secretário de Ordem Pública para que a Guarda Municipal seja orientada e capacitada para fazer a fiscalização. Bicicletas elétricas que estiverem circulando na ciclovia com velocidade superior à permitida e os ciclomotores que estiverem circulando de forma irregular serão abordados e orientados sobre as regras vigentes. A fiscalização, por enquanto, será educativa e não punitiva. Mas, cabe esclarecer que a Câmara dos Vereadores tem 30 dias para acatar ou não o veto do prefeito e, por isso, no paralelo, também faremos um trabalho de diálogo junto aos vereadores para que o veto seja mantido”, disse o subprefeito em nota.