A administração municipal de Maricá, na região dos lagos do RJ, tem planos para lançar uma licitação em novembro visando a construção de três usinas solares na localidade. A intenção é que essas usinas forneçam energia para edificações governamentais. No futuro próximo, espera-se que outras sete usinas sejam licitadas, tornando o município totalmente independente na geração de energia renovável para suas dependências.
O plano, proposto pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), prevê que o retorno do investimento começará a ser observado a partir do oitavo ano de operação, e estas usinas terão uma durabilidade de mais de 25 anos.
Cristiano Brochier, membro especializado da equipe de Planejamento da Codemar, mencionou que com a efetivação desse projeto, a demanda energética de todas as entidades municipais será suprida, incluindo iluminação das ruas, escolas e centros de saúde, reduzindo grandemente os custos da Prefeitura com contas de luz.
Todas as permissões para as três usinas iniciais já foram concedidas, e estas operarão em um sistema “ongrid”, no qual a energia produzida é integrada à rede elétrica local.