A Prefeitura do Rio afirma que finalizou as obras de recuperação da Ciclovia Tim Maia, que liga a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Leblon, na Zona Sul. Neste sábado (25), foram colocados os últimos 10 metros de guarda-corpo no trecho interditado pela Justiça desde 2019 por risco de queda.
A ciclovia já registrou três desabamentos, causando a morte de duas pessoas.
O protocolo operacional que deve ser adotado para evitar novos acidentes foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (24). A resolução conjunta das secretarias municipais de Ordem Pública, Infraestrutura e Transportes determina a interdição da via em caso de ondas a partir de dois metros ou ventos acima de 65 km/h.
A via só poderá ser liberada após seis horas sem ondas potencialmente perigosas e se não houver previsão de novas ressacas do tipo nas 12 horas seguintes. Outro critério que precisa ser atendido para a desinterdição é a ausência de previsão de vento forte sobre a região nas próximas três horas.
O plano vai ser enviado à Justiça do Rio, que deve analisar se a ciclovia poderá ou não ser liberada para a população.
Um relatório técnico emitido no ano passado revelou que os problemas na estrutura foram causados por falhas na execução do projeto e agravados pelo uso irregular da ciclovia.
O documento foi feito por uma empresa de engenharia, a pedido da Geo-Rio. O relatório também apontou “graves falhas de concretagem”, uso de “concreto classificado como ruim” e “resistência abaixo dos valores especificados em projeto”.
Fonte: Band News