O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) quer utilizar a experiência de seu departamento de estruturação de projetos para elaborar um plano nacional de Parcerias Público Privadas (PPPs). Esse projeto deverá fazer parte do novo programa de investimentos do governo federal, que ainda não tem nome, e vem sendo chamado de PAC3, Plano de Aceleração do Crescimento, criado no primeiro governo do presidente Lula, em 2007.
A informação foi dada pelo direto de Planejamento do BNDES, Nelson Barbosa, durante fórum de investimento promovido pelo Bradesco BBI.
— A ideia é aproveitar a experiência do departamento de estruturação de projetos, adquirida na gestão anterior, e fazer um plano nacional de PPPs. Com isso, seriam replicados em escala nacional modelos de PPPs em saúde e educação, por exemplo, que já feitos com sucesso no país — disse Barbosa.
Ele disse que alguns projetos têm valor unitário muito baixo e acabam não acontecendo. Ele citou casos de sucesso de PPPs na área de saúde, na região Sudeste, e de Educação no Sul do país. A proposta de fazer um PPPs de escala nacional poderia acabar com essa trava. Fonte: Extra