Paes anuncia novo parque na região do Porto do Rio

Aeerj > Notícias > Informações > Paes anuncia novo parque na região do Porto do Rio

Prefeito diz que projeto é ‘Parque do Flamengo do século XXI’

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou hoje na rede social X (ex-Twitter) a criação do Parque do Porto, na região do Porto do Rio, projeto que também foi tema de reportagem do jornal “O Globo” deste domingo (19). A ideia é um parque com praças flutuantes, com áreas verdes, quadras esportivas e ciclovias, que possa consolidar a revitalização da área, iniciada com a demolição do Elevado da Perimetral.

Paes afirmou que o projeto é o “Parque do Flamengo” do século XXI, lembrando do complexo de lazer construído nos anos 50 e 60 sobre aterros na Baía Guanabara, que liga o Centro do Rio à zona sul da cidade. A proposta está em negociação com o governo federal, para a cessão de áreas da União e adequação de atividades portuárias.

“O Parque do Povo vai se tornar a mais nova área pública do Rio, com conceito totalmente sustentável, dos pontos de vista ambiental e econômico. […] É um sonho que muito em breve vai se tornar realidade, é uma espécie de Parque do Flamengo do século XXI, que é uma super conquista da cidade, mas olhando para esse novo momento, sem aterro, sem mexer com o espelho d’agua e sem agredir o meio de ambiente, com todas as medidas de sustentabilidade necessárias”, disse o prefeito, em vídeo publicado na rede social.

Paes classificou o Porto Maravilha como “maior símbolo” da revolução urbanística e reestruturação do Centro do Rio e diz que “agora é o momento de avançar para mais uma fase, para consolidar esse encontro da origem do Rio com o mar”. “Cariocas e turistas serão presentados com uma nova orla formada por um conjunto de praças flutuantes, temáticas, ciclovias, áreas verdes e um novo píer, para os navios de turistas, de cruzeiro”, afirmou.

A inspiração para o projeto, segundo a prefeitura, veio do parque construído ao longo do Rio Hudson, em Nova York, dentro do projeto “Little Island”. O parque é ligado à ilha de Manhattan por duas passarelas e tem bosques, anfiteatros e gramados, por exemplo.

No momento, a Prefeitura do Rio está em negociação com o Ministério dos Portos e Aeroportos, e a autoridade portuária PortosRio (antiga Companhia Docas) dos termos e da modelagem do novo parque público, que ocupa área da União.

O plano é que o Parque do Porto seja construído em duas etapas. A primeira delas inclui o trecho da Praça Mauá até a altura do Armazém 7 do porto (perto do AquaRio), com licitação e início de obras previstos para até o fim de 2024. A segunda etapa, por sua vez, contemplaria também as Ilhas de Santa Bárbara e da Pompeba, que ficam localizadas nesta região da Baía de Guanabara e pertencem à União. Segundo a Prefeitura, uma das ideias em discussão é a criação de um museu a céu aberto para esculturas e obras monumentais na Ilha da Pompeba, nos moldes do museu de Inhotim, localizado em Minas Gerais.

Fonte: Valor Econômico.