O Clube de Engenharia e a AEERJ
O Jornal do Clube de Engenharia, de fevereiro de 2008, deu destaque à homenagem que a entidade fez à AEERJ no almoço de confraternização do dia 24 de janeiro de 2008, que contou também com a presença do vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão.
O evento foi o tema do Editorial do jornal, sob o título “O PAC e as empresas de engenharia” com o seguinte texto:
“O Clube de Engenharia tem tido uma preocupação e uma política de ressaltar a importância e estreitar os laços institucionais com as instituições de engenharia, através de seus profissionais, empresas e entidades de classe.
No contexto do anunciado início das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) – que promete movimentar empresas e profissionais do estado – não poderíamos deixar de destacar e homenagear a Associação de Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro.
A Aeerj, criada em 1975, é a legítima representante das expressivas empresas de construção do Rio de Janeiro, responsáveis pelo planejamento e execução de importantes obras de infra-estrutura no estado. A Associação, com ampla representatividade junto a entidades de classe, participa ativamente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e do Fórum da Construção Pesada.
Em 2005, a Aeerj foi pioneira na criação, junto com outras entidades, da Frente Pró-Rio, que luta desde então, de forma intensa, para que este estado e seus municípios sejam contemplados com justos recursos do orçamento da União – dos quais tem sido privado há décadas.
A Frente Pró-Rio, da qual o Clube também faz parte, com o apoio do nosso governo estadual, tem sido fundamental para que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro não fique patinando nas vaidades políticas que são noticiadas país afora.
O Rio, como os outros estados, tem um papel fundamental na construção de uma realidade digna para seus cidadãos. Não é possível que continuemos vendo pessoas sem teto, sem direito à saúde ou à educação de seus filhos, como ainda constatamos, lamentavelmente. É importante que tenhamos a preocupação e o sonho de construir um país em que todos possam se utilizar de equipamentos básicos da engenharia, como a casa, o hospital e a escola.
Não é possível que parcela expressiva da população de nossa cidade e nosso estado continue passando por essas dificuldades. Sem a engenharia e o apoio do governo não conseguiremos reverter esse quadro.
Em abril próximo, o Clube realizará a 3ª Semana Nacional de Engenharia, cujo tema será “Bases para um projeto para o Brasil”. Convidamos a Aeerj e as empresas a ela ligadas a participarem conosco em mais essa empreitada importante para a engenharia nacional.”
A homenagem à AEERJ também ocupou a página central do Jornal do Clube de Engenharia que foi toda dedicada ao evento. Clique aqui para ler a matéria.