Desde o final de agosto, equipes têm trabalhado intensamente para transformar essa área, que se tornará um habitat para a fauna local e um berçário para plantas nativas
Será até o final de outubro um novo trecho naturalizado da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizado próximo ao Parque dos Patins. Com uma extensão de 850 metros quadrados, a intervenção representa um passo importante na recuperação ambiental da região, que historicamente enfrenta problemas de alagamentos, especialmente durante chuvas intensas que afetam a fluidez do trânsito na Avenida Borges de Medeiros.
Desde o final de agosto, equipes têm trabalhado intensamente para transformar essa área, que se tornará um habitat para a fauna local e um berçário para plantas nativas. O projeto, que já revitalizou mais de 1.500 metros quadrados próximo ao Parque do Cantagalo, é coordenado pelo biólogo Mario Moscatelli e sua filha, Carolina Moscatelli. Juntos, eles lideram os esforços de recuperação da Lagoa, buscando reverter os danos causados por décadas de aterros que reduziram a área da lagoa original pela metade, de 4,2 para 2,3 quilômetros quadrados.
Além de reabilitar a vegetação, a intervenção visa adotar o conceito de “Cidades Esponja”, que utiliza soluções baseadas na natureza para aumentar a resiliência urbana contra alagamentos. Essa abordagem não apenas melhora a drenagem, mas também promove a biodiversidade ao reintroduzir espécies nativas, como a grama de mangue, a samambaia do brejo e o algodoeiro de praia.
Para acomodar as mudanças, parte da ciclovia será desviada temporariamente, garantindo a segurança dos ciclistas e a continuidade do trânsito. A inauguração do novo trecho coincide com o mês de 35º aniversário do projeto “Manguezal da Lagoa”, que será celebrado com atividades que ainda estão por ser divulgadas.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Rio-Águas.
Fonte: Diário do Rio