A presença feminina na Construção Civil vem crescendo nos últimos anos. Em 2021, o número de mulheres no setor aumentou 50%. Atualmente, mais de 200 mil mulheres ocupam cargos em escritórios de engenharia, indústrias e canteiro de obras, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
No Brasil, foram criados diferentes projetos para qualificar a mão de obra feminina, como o programa “Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil”, criado em 2012 pelo governo federal para capacitar mulheres de baixa renda e inseri-las nesse mercado de trabalho.
O terceiro setor também vem estimulando o ingresso de mulheres na construção. Das iniciativas criadas, destacam-se o programa “Mão na Massa”, no Rio de Janeiro, e a ONG “Mulheres em Construção”, no Rio Grande do Sul, que inclusive fez parceria com a New Holland na ação “Juntas para construir”, visando treinar mulheres na operação de máquinas pesadas.
Essas propostas têm em comum o objetivo de oferecer cursos de formação, promovendo autonomia e empoderamento às trabalhadoras. Fonte: Revista Grandes Construções