Morre o engenheiro Luiz Fernando Santos Reis
Morreu no último dia 4 de março, aos 84 anos, o engenheiro Luiz Fernando Santos Reis. Ele ocupava a presidência da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ). Foi um defensor da engenharia por mais de 60 anos.
Filho e neto de engenheiros, começou sua carreira jovem e participou de obras importantes, como a construção de terminais portuários, rodovias e sistemas de água e esgotos no país. Foi diretor da Christiani-Nielsen e da Carioca Engenharia.
Também foi presidente do Sindicado Nacional da Indústria da Construção (Sinicon), onde liderou campanhas pela infraestrutura e defendeu empresas e empregos durante duas décadas, e, depois, se tornou o primeiro presidente executivo profissional da AEERJ.
Na associação, foi responsável pela reformulação da entidade. Deu relevância à AEERJ em melhorar o ambiente de negócios, qualificando as partes interessadas, por meio de dezenas de eventos, palestras e seminários.
Em defesa de seus associados, Luiz Fernando foi crítico de gestores públicos e apontou abusos e irregularidades cometidos contra as empresas de construção, inclusive na justiça, como não-pagamento de dívidas, quebra de contratos, entre outros.
Criou, implantou e treinou uma Política de Compliance, um Código de Ética e um Canal de Denúncias na Associação. O primeiro de uma entidade de classe no segmento.
Se apresentava como “o empreiteiro”. Mesmo em tempos de crise de credibilidade do setor, reconhecia erros, mas sempre externou orgulho deste setor que, segundo o próprio, construiu o Brasil.