Dezessete terrenos em bairros do Centro e da Zona Norte do Rio estão sendo doados pela prefeitura para construção de unidades do Minha Casa, Minha Vida. Os imóveis vão contemplar construções para a Faixa 1 do programa habitacional do governo federal, beneficiando famílias de baixa renda.
Os terrenos doados — agora pertencentes ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Ministério das Cidades — eram de propriedade do município. Segundo a prefeitura, na escolha foi levada em conta a proximidade de equipamentos públicos e serviços para a população da região, como postos de saúde, transporte, espaços culturais e educacionais. Os espaços são localizados em sete bairros:
- – Gamboa
- – Centro
- – Rocha Miranda
- – Colégio
- – Cachambi
- – Engenho Novo
- – Inhaúma
Ainda de acordo com o município, cada terreno tem capacidade para a construção de 418 unidades habitacionais e entrarão no segundo chamamento público às construtoras, a ser realizado ainda neste ano.
Em novembro, a Prefeitura do Rio publicou o primeiro chamamento público para construir 1.016 unidades habitacionais nas APs 1, 3 e 4, nas zonas Central, Norte e Oeste. A abertura de envelopes com propostas será no dia 26 de dezembro.
Quem é beneficiado?
Na chamada Faixa 1, são beneficiadas famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640. A aquisição dos imóveis ocorre por meio de concessão de financiamento, em 60 meses, com parcelas mínimas de R$ 80.
Beneficiários que recebem o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) são isentos do pagamento de prestação e recebem o imóvel já quitado, devendo, entretanto, cumprir as obrigações contratuais.
Fonte: Jornal Extra