Manejo de resíduos sólidos

Aeerj > Notícias > Manejo de resíduos sólidos

Soluções para o problema que afeta o Brasil

O Brasil gera cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos atualmente, sendo a previsão para o futuro ainda mais assustadora, com total estimado de 100 milhões de toneladas em 2033. Os lixões a céu aberto, proibidos há quase 70 anos, ainda fazem parte da realidade de muitos brasileiros. Hoje são cerca de 3 mil lixões ainda em funcionamento no país.

Para ajudar a solucionar esse problema, o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho deste ano, torna obrigatório a cobrança pelos serviços de manejo e tratamento de resíduos sólidos pelos municípios. O manejo de resíduos, em razão das exigências ambientais, corresponde à terceira ou à quarta maior despesa municipal.

É fundamental, também, que haja investimento no setor, como as parcerias entre os setores público e privado, por meio de concessões, a exemplo que já acontece com outros serviços de utilidade doméstica, como no setor de energia, que atualmente domina os contratos de concessão e Parcerias Público Privadas (PPPs) no país. Clique aqui e leia mais. Fonte: Estadão