Brasília, 28/08/2023 – O segundo trimestre de 2023 registrou crescimento de 15,7% nos lançamentos imobiliários no Brasil, em comparação com o trimestre anterior. Parte deste resultado está atrelado ao funcionamento do mercado que, historicamente, tem nos meses iniciais do ano resultado mais baixo. Em relação ao mesmo período de 2022, os lançamentos mostraram queda de 15,8%. Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os números acendem um alerta para a produção imobiliária, ainda baixa, mas demonstra a retomada do otimismo do setor.
Os dados fazem parte da pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais no 2º trimestre de 2023, divulgada pela CBIC, nesta segunda-feira (28), em coletiva de imprensa on-line. O estudo é feito em 217 cidades, incluindo todas as capitais e as principais regiões metropolitanas do país.
De acordo com o economista-chefe do Secovi São Paulo, Celso Petrucci, mesmo com o aumento discreto de 0,5% nas vendas de unidades residenciais neste trimestre em relação ao anterior, os números superaram os lançamentos em mais de 10 mil unidades, demonstrando a aderência dos produtos disponíveis ao mercado comprador, apontou. Clique aqui e leia a matéria completa.
Fonte: Agência CBIC