Iniciativas solidárias crescem no Rio com agravamento da pandemia da Covid-19

Aeerj > AEERJ na Mídia > Iniciativas solidárias crescem no Rio com agravamento da pandemia da Covid-19
G105/05/2020

Iniciativas solidárias crescem no Rio com agravamento da pandemia da Covid-19

No meio de um cenário tão difícil, especialmente com o agravamento do número de infectados e mortos no Rio, iniciativas de solidariedade de moradores de comunidades e projetos sociais têm feito a diferença. Veja algumas delas que estão em andamento na cidade neste momento.

Panela do bem – o projeto distribuiu quentinhas nas ruas a cada 15 dias, mas depois da pandemia, a distribuição passou a ser semanal.

“A gente deixou de ir quinzenalmente para ir semanalmente. Toda sexta-feira, nós estamos indo ao Centro da cidade para levar comida para pessoas em situação de rua. Tem muita gente na rua, muita gente com fome, crianças. Sei que está difícil para todo mundo, mas ainda assim, se a gente olhar para o lado, existem pessoas em situação muito piores do que as nossas”, disse Mônica Reis.

Movimento Negro – o porta-malas do carro de Rose Cipriano está cheio para ajudar quem tem medo do coronavírus, mas também tem medo da fome, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

“Contamos com a solidariedade de todos porque são muitas famílias que necessitam. Ontem, recebemos um cadastro de pelo menos 300 famílias.Para que a gente continue toda essa corrente do bem. Contamos com a solidariedade de cada um que puder ajudar nesse momento”, disse Rose.

Forrozim Solidário – No Méier, na Zona Norte do Rio, é feita a distribuição de alimentos e roupas para moradores em situação de rua.

Complexo do Alemão – na Zona Norte, o gabinete de crise é formado pelo grupos “Mulheres em ação”, “Voz das comunidades” e coletivo Papo Reto. O grupo foi criado para pensar soluções e agir dentro do complexo diante da pandemia.

E os voluntários não param. Eles se tornaram essenciais para ajudar a salvar vidas. São os sobreviventes dessa guerra que dão esperança para seguir na luta.

Zona Oeste
As ações para levar comida e kits de limpeza se multiplicam, como em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio.

“Nós já distribuímos mais de 400 cestas básicas e a gente vai começar um novo projeto de distribuição de quentinhas para as comunidades de vulnerabilidade social no Anil, Gardênia Azul e Cidade de Deus.”

Com a aproximação do inverno, o foco do projeto também está nos cobertores.

“A gente conta com apoio para doação de cobertores. Nós já começamos a fazer essas doações e eles estão pedindo cobertores. Então, doe para gente cobertores e alimentos”, pede Léo Oliveira.

Novas campanhas

E não são somente os moradores e projetos sociais que buscam ajudar a população do Rio durante a pandemia. Entidades do setor de construção civil lançaram nesta terça-feira (5) a campanha “Construção pelo Rio e pelo combate à Covid-19”.

O Rio Solidário promove ações como distribuição de máscaras para moradores de rua, arrecadação de itens de alimentação e limpeza, entre outras.

A iniciativa da Associação das Empresas de Engenharia do RJ (Aeerj), da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), do Sindicato da Indústria da Construção Civil no RJ (Sinduscon-Rio), do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (Sinicon) visa incentivar entre os empresários do setor as doações para as organizações sem fim lucrativos Rio Solidário, para o Fundo Emergencial de Combate à Covid-19 (FECC) e para o Fundo do Seconci-Rio de combate a coronavírus.

Para o FECC, da Prefeitura do Rio, a arrecadação é destinada ao enfrentamento dos efeitos da pandemia do novo coronavírus no município. Enquanto o objetivo do Fundo Seconci-Rio é distribuir os equipamentos de proteção individual para pequenas empresas e garantir a segurança dos trabalhadores nos canteiros.

As doações em dinheiro devem ser feitas em conta corrente vinculada ao Banco do Brasil, em nome do Município do Rio de Janeiro (agência: 2234-9, conta corrente: 295.019-7, CNPJ: 42.498.733/0001-48).

Já as doações de bens materiais podem ser realizadas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo site do Rio Solidário.

Veja os contatos para quem quiser fazer parte dessa corrente de solidariedade:

Movimento Unificado Negro – (21) 99584-3743 / (21) 96500-1065 / (21) 97909-4907
Cine Rock – Estrada de Jacarepaguá, 3.640, Praça dos Pinheiros, Rio das Pedras – (21) 99243-1324
Gabinete de Crise do Alemão – (21) 96010-4131
Forrozim Solidário – Mel Meirelles – (21) 99676-7711

E para o fundo para compra de equipamentos de proteção individual (EPI) no combate a coronavírus

Caixa Econômica Federal – 104
Agência – 0542
Conta Poupança: 020-3
Favorecido: Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro
CNPJ: 32.243.420/0001-95