Diferentemente do informado na nota publicada às 19h27, a ministra citou estimativas anteriores de 0,7% para avanço do PIB em 2023, não 1,7%. Segue nota corrigida
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o Orçamento de 2024 do Governo Federal tem “muito recurso” para infraestrutura, com foco no programa Minha Casa Minha Vida, além do cumprimento dos pisos de saúde e educação.
Com a aprovação do novo arcabouço fiscal e o fim do teto de gastos, voltaram a valer os pisos mínimos constitucionais, que são vinculados à receita corrente líquida, o que garantiu mais recursos à saúde e educação este ano.
“É o investimento público que fará a máquina da economia girar”, disse a ministra em entrevista à Voz do Brasil. “Teremos recursos em todos os Estados brasileiros na área de infraestrutura, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, além de cabotagem”, respondeu.
Tebet também afirmou que estar “um pouquinho mais otimista” que o mercado financeiro, que prevê um crescimento da economia de 1,5% em 2024. Segundo ela, é possível apostar que o Brasil crescerá “acima de 2%”. “Falaram que o Brasil cresceria 0,7% no ano passado e cresceu 3%””, disse a ministra – o número oficial de crescimento ainda não foi divulgado pelo IBGE.
Com a aprovação da Reforma Tributária e do Novo Arcabouço Fiscal em 2023, Tebet disse que o governo passou credibilidade aos investidores. “Temos foco no social sem descuidar do dinheiro público”, disse. “Vimos queda de juros, da inflação, câmbio controlado e queda do dólar”, complementou. Fonte: Valor Econômico.