Governo vai levar construção mais rápida e barata às grandes obras nacionais

Aeerj > Notícias > Setor > Governo vai levar construção mais rápida e barata às grandes obras nacionais

Os grandes programas governamentais de habitação, mobilidade e infraestrutura, entre outros, deverão usar preferencialmente, a partir do ano que vem, tecnologia integrada que reduz os custos e o tempo de conclusão das obras, além de contribuir para a descarbonização na construção civil.

Esse é um dos desafios a ser enfrentado pela Estratégia Nacional de disseminação do BIM, que foi retomada nesta segunda-feira (31/7) em reunião interministerial na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

BIM é a sigla em inglês para “Building Information Modelling” – em português, Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais da obra, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção.

Com a retomada da Estratégia BIM BR, o governo federal pretende revisar os indicadores e metas determinados em 2018, em sua primeira versão. Para isso, o MDIC lidera a articulação com a Casa Civil e os ministérios das Cidades; da Educação; de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Defesa; de Portos e Aeroportos; dos Transportes; e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI); que deverão integrar o novo Comitê Gestor do programa. Fonte: Governo Federal.

Leia mais