Decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (01/08). A medida é uma decisão do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI)
Por Gabriella Lourenço
Na última quinta-feira (01/08), o Governo prorrogou por 24 meses o prazo para a relicitação da concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, localizado na Ilha do Governador, na zona Norte do Rio de Janeiro. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, foi tomada pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), que lida com parcerias com a iniciativa privada, concessões e desestatização. O novo prazo começa em 12 de agosto, conforme a resolução assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, presidente do CPPI.
O aeroporto foi concedido à iniciativa privada em 2013 e passou a ser operado pela Changi Airports International, de Singapura, que detém 51% da concessão, enquanto a estatal Infraero ficou com 49%. A Changi, que administra cerca de 50 aeroportos em mais de 20 países, iniciou a operação dos terminais em agosto de 2014, após uma transição que começou em abril do mesmo ano. Segundo a empresa, foram investidos R$ 2 bilhões no Aeroporto Internacional Tom Jobim.
No entanto, em fevereiro de 2022, a Changi solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a devolução voluntária do Galeão à União. A organização alegou que a queda na demanda de passageiros causou desequilíbrio financeiro no contrato de concessão, sendo diretamente afetado pela crise no setor aéreo durante a pandemia de covid-19 em 2020.
Fonte: Diário do Rio