Patricia Lima
Com um investimento de R$ 450 milhões, o modal ligará o Centro e o Barreto, passando por Santana e São Lourenço. O trecho terá 5 km de extensão e nove estações
O Governo Federal anunciou o investimento de R$ 450 milhões, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, para construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade, que fará a ligação entre o Barreto e o Centro, passando por Santana e São Lourenço, segundo o jornal O São Gonçalo.
O prefeito do município, Axel Grael (PDT), também divulgou o anuncio em suas redes sociais, acrescentando que a medida é de grande importância para a mobilidade da cidade, que, em maio, já havia recebido um aporte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a aquisição de ônibus elétricos e regularização fundiária.
“É Niterói avançando com base no diálogo, na cooperação entre os Poderes. Vamos seguir em frente, superando desafios, no caminho de fazer a nossa cidade o melhor lugar do país para viver e ser feliz”, disse Grael em um trecho da sua publicação no Instagram.
Através do projeto, desenvolvido em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Corporação Andina de Fomento (CAF), a prefeitura de Niterói pretende implementar um programa de mobilidade urbana sustentável. O trecho do VLT terá 5 km de extensão e 9 estações.
Com a construção do modal, a administração municipal objetiva ocupar os “vazios urbanos” e valorizar o patrimônio cultural da cidade, como o Caminho Niemeyer e casarões das décadas de 1940 e 1950.
As próximas etapas do projeto são o planejamento detalhado e a execução das obras.
Fonte: Diário do Rio