Licitação está prevista para este ano, com apoio de entidades empresariais
O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu sinal verde, nesta sexta-feira (31/01), ao modelo de concessão da EF-118, a aguardada ferrovia Vitória-Rio, que promete formar o Anel Ferroviário do Sudeste. A proposta, fruto de debates com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e entidades empresariais fluminenses, tem previsão de ter o primeiro trecho da ferrovia, entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), licitado no final de 2025, conforme o Ministério dos Transportes.
O governador Cláudio Castro enfatizou a importância do projeto: “A concretização deste projeto é uma luta que o Governo do Estado vem travando há anos. A ferrovia será um marco na infraestrutura das regiões que atravessa, impulsionando o desenvolvimento econômico e facilitando a logística de transporte. Além disso, sua construção abrirá novas oportunidades para a geração de empregos, fortalecerá cadeias produtivas locais e atrairá investimentos estratégicos, tornando-se um vetor essencial para o crescimento sustentável e a competitividade do estado”.
A EF-118, com seus 495 km, fará a conexão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), no Espírito Santo, com a malha ferroviária da MRS, no Rio de Janeiro. A ferrovia tem como objetivo integrar as capitais, polos industriais e portos da Região Sudeste, expandir a capacidade portuária, aliviar gargalos logísticos, otimizar o fluxo de matérias-primas e produtos entre indústrias, criar um corredor logístico estratégico para o mercado interno e externo, e oferecer uma alternativa para o escoamento de cargas.
A ferrovia terá impacto direto no desenvolvimento de 24 municípios, com 13 deles já beneficiados na fase inicial da implantação. O Anel Ferroviário do Nordeste promete impulsionar as exportações brasileiras e representa um investimento alinhado com as políticas ambientais do estado.
A reunião no Palácio Guanabara faz parte de uma série de encontros promovidos pelo Ministério dos Transportes e ANTT para apresentar o projeto e coletar sugestões. Uma audiência pública também foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, ressaltou a importância da EF-118: “A EF-118 é uma infraestrutura essencial para fortalecer a logística e a competitividade do Brasil, especialmente no Sudeste, impactando portos, indústrias e cidades, além de gerar empregos e incentivar a economia regional. Por isso defendemos a retomada deste projeto”.
A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Curdi, vê a construção da EF-118 como um marco para o desenvolvimento econômico do estado: “Esta é uma infraestrutura capaz de impulsionar a economia e integrar ainda mais o estado às cadeias produtivas nacionais e internacionais. Além de fortalecer o transporte de cargas e reduzir custos logísticos, essa ferrovia abre novas oportunidades para a indústria, o comércio e o agronegócio, consolidando o Rio de Janeiro como um hub estratégico para o escoamento da produção brasileira”.
A reunião contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, o diretor de Outorgas Ferroviárias, Hélio Roberto da Silva Souza, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o presidente da Agetransp, Adolfo Konder, o executivo e Assuntos Institucionais da Prumo (Porto do Açu), Eduardo Kantz, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Rogério Sacchi, e Márcio Fortes e Delmo Pinho, representando a Firjan e a Fecomércio.
Fonte: Diário do Rio