Na última quinta-feira (2), a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que o governo está empenhado em lançar um plano nacional de Inteligência Artificial (IA) até junho deste ano. O anúncio foi realizado durante a transmissão de uma live realizada pelos jornais O Globo, Valor e rádio CBN.
A iniciativa visa não apenas diagnosticar a atual infraestrutura e capacidade de rede do país, mas também estabelecer metas e orçamentos adaptados à realidade brasileira, visando a adoção de soluções de IA soberanas.
“Infelizmente, hoje somos consumidores de soluções. Mas precisamos ser produtores porque precisamos ter autonomia”, ressaltou a ministra durante o evento.
O plano, conforme explicado pela ministra, contemplará uma análise dos desafios enfrentados pelo Brasil diante do avanço da IA, além de fazer escolhas estratégicas alinhadas com as vocações do país. Em um debate com especialistas sobre os riscos e oportunidades da IA, a ministra enfatizou a importância de integrar a IA à indústria brasileira, incluindo setores como agricultura e educação. Ou seja, adaptar a tecnologia às necessidades locais, contribuindo para um equilíbrio entre as demandas globais e regionais.
Fonte: Portal Contábeis