Fazendo parte da série de palestras relevantes sobre tópicos associados à Engenharia, que a AEERJ vem disponibilizando para capacitação de suas associadas, foi realizada hoje, pela manhã, em nosso auditório, uma exposição da empresa Exxata, especializada em Administração Contratual. As exposições foram feitas pelos engenheiros João Almeida, sócio-fundador, e Vitor Melo, CEO da empresa.
Foram apresentados dados estatísticos importantes, comprovando os prejuízos que são causados às empresas, pela falta de um planejamento adequado de suas obras, chamado tecnicamente de “Governança de Engenharia”. Segundo os expositores, é muito grande o percentual de empresas que “quebraram”, pela falta de uma avaliação preventiva de itens básicos do início de uma obra que podem acarretar problemas, e que, ao longo da obra, numa relação de causa e efeito, acarretam graves prejuízos.
O engenheiro João Almeida argumentou que, até mesmo os altos índices de ociosidade que podem ser verificados entre os empregados de uma obra, geralmente são causados por essa falta de planejamento preventivo. Para sustentar essa afirmação, deu como exemplo a mobilização de operários para canteiros em tempo errado, devido à não verificação básica da área onde os trabalhos serão executados.
Enfim, uma aula completa sobre a importância de uma gerência de contratos para evitar tudo o que pode causar prejuízos em uma obra, e proporcionar aquilo que mais se deseja: o lucro, eficiência e produtividade.





