Entra em vigor lei que abre caminho para Rio ter um novo autódromo internacional

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Por Luiz Ernesto Magalhães,

Proposta prevê que terreno em Guaratiba receba equipamento. Em troca, investidores ganharão bônus urbanístico para construir acima do gabarito na Barra e na Zona Norte

O prefeito Eduardo Paes sancionou nesta quinta-feira lei que institui uma Operação Urbana Consorciada para viabilizar a construção de um novo autódromo internacional na cidade do Rio de Janeiro. A cidade não dispõe de uma pista desde 2012, quando o autódromo Nelson Piquet foi fechado para a construção do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

Em contrapartida ao investimento, a iniciativa privada contará com uma espécie de bônus urbanístico. O potencial construtivo do terreno de Guaratiba, ou seja, o total de metros quadrados que poderiam ser edificados na área, será transferido para terrenos no entorno da Avenida das Américas na Barra e na Zona Norte, onde será possível construir em limites acima do gabarito. O modelo é semelhante à lei aprovada para reformar o estádio de São Januário.

— A transferência de potencial construtivo ocorre quando há interesse público. Você faz a transferência do potencial construtivo para outras áreas. Isso não é de graça. A contrapartida é prevista pela lei — explicou o arquiteto e ex-secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias.

O conceito é criar um autódromo- parque, com apenas 46 mil metros quadrados de área construída, o equivalente a 2% da área total. A previsão é que a obra seja concluída em até três anos. Em contrapartida, os investidores terão que prever uma série de contrapartidas, incluindo a construção de estações do BRT para facilitar o acesso ao autódromo. Na realidade, o espaço será multiuso, com a capacidade dimensionada para a quantidade de público esperada, seja em corridas ou shows.

Espaço multiuso

—Esse projeto vai muito além do esporte, por movimentar a economia, trazer mais empregos e também criar uma área de proteção ambiental em Guaratiba. Além disso, será gerido inteiramente pela iniciativa privada, não gerando custos para o poder público. E os amantes do automobilismo também vão poder comemorar, porque a cidade poderá voltar a receber competições das diversas modalidade — disse o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD).

”Terreno do papa”

O terreno fica em uma área que seria usada pelo papa Francisco para uma missa durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Mas na época uma forte chuva alagou a região e a cerimônia acabou sendo realizada na Praia de Copacabana.

O projeto será de responsabilidade do escritório de arquitetura americano Populous, especializado em estruturas esportivas, que projetou entre outros o autódromo de Dubai. A proposta inicial é que o projeto seja de um circuito internacional homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na tentativa da cidade de voltar a receber corridas da Fórmula 1.

A empresa também assinou os projetos do Estádio Olímpico de Sidney (Austrália) e do Estádio da Luz em Portugal. No Brasil, projetou o Estádio das Dunas (Natal) para a Copa do Mundo de 2014.

Fonte: O Globo