Empresa de tecnologia inaugura centro de pesquisa em inteligência artificial em parceria com a USP

Aeerj > Notícias > Informações > Empresa de tecnologia inaugura centro de pesquisa em inteligência artificial em parceria com a USP

Fonte: Valor Econômico
18/03/2025

TELUS Digital Research Hub, que tem como intuito promover a formação de profissionais em IA, começa a funcionar nesta terça (18), no campus Butantã da Universidade de São Paulo; projeto deve oferecer 12 bolsas de estudo anuais

A TELUS Digital, empresa de tecnologia, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), acaba de inaugurar o TELUS Digital Research Hub, um centro de pesquisa focado em inteligência artificial (IA) e experiência do cliente (CX).

Instalado no Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (CIAMM) no campus da USP no Butantã, em São Paulo, o projeto conta com investimento de US$1 milhão a ser distribuído pelos próximos três anos e levou dois anos e meio para ser concretizado.

A proposta do hub é fomentar pesquisas em IA contribuir para a formação de profissionais na área e promover avanços na inovação da experiência do cliente. “Nosso objetivo é incorporar perspectivas diversas para mitigar vieses, promover IA responsável e contribuir para o debate global sobre seu potencial”, comenta Renato Vicente, diretor do projeto.

Ele diz que o novo centro de pesquisa trabalhará para desenvolver tecnologias de IA que combinem inovação com governança ética. “A colaboração entre academia e indústria permitirá que diferentes perspectivas impulsionem a IA responsável, trazendo benefícios mais amplos para a sociedade”, destaca.

Ainda segundo o especialista, o hub pretende oferecer 12 bolsas de estudo integrais anuais para formar “líderes multiplicadores” em cursos de graduação e pós-doutorado, além de financiar pesquisas. “Os estudantes de graduação selecionados participarão de projetos de pesquisa em IA sob a orientação de professores da USP e especialistas da indústria. Eles receberão bolsas para aprofundar seus conhecimentos em sistemas avançados de IA, segurança e aprendizado de máquina”, complementa Sami Bin, diretor de operações LATAM da TELUS Digital.

Outra parte do orçamento deverá ser destinada a um fundo voltado para pesquisadores de fora do Brasil. “Eles atuarão como mentores para estudantes de graduação e compartilharão suas perspectivas globais sobre o desenvolvimento de modelos de IA, segurança e governança”, relata Vicente.

Além disso, a empresa responsável pelo projeto tem como intuito transformar o centro de pesquisa em um ponto de encontro para pessoas interessadas em IA por meio de atividades como seminários, cursos, tutoriais e aulas públicas. “Estimularemos a pesquisa aberta entre academia e indústria, além do incentivo à formação de pessoas para trabalhar em projetos de IA”, finaliza o diretor.