Corcovado terá novos elevadores, escadas rolantes e banheiros acessíveis até 2026

Aeerj > Notícias > Informações > Corcovado terá novos elevadores, escadas rolantes e banheiros acessíveis até 2026

Fonte: Diário do Rio
21/03/2025

ICMBio anuncia obras de revitalização no Corcovado, com investimentos em acessibilidade, segurança e infraestrutura turística. Primeira fase será concluída até 2026.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) detalhou nesta quinta-feira (20) as obras de revitalização e acessibilidade em andamento no Alto Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com investimentos que integram o plano de R$ 75 milhões anunciados em dezembro de 2024, as melhorias visam transformar a experiência dos visitantes, com foco na inclusão, segurança e sustentabilidade.

A proposta prevê a modernização completa da infraestrutura que leva ao monumento do Cristo Redentor, abrangendo desde o acesso inicial até o platô principal. A execução do projeto está dividida em duas fases e deve ser concluída até o verão de 2026/2027.

“Os esforços do ICMBio são para promover a qualidade da visitação, com a manutenção da conservação ambiental com sustentabilidade econômica, com a devida proteção para todos que frequentam o Corcovado, que é uma área pública”, afirmou o presidente do ICMBio, Mauro Pires.

A fase 1, já em andamento, contempla:

Substituição dos três elevadores existentes por modelos de última geração, fornecidos pela Otis, com tecnologia de regeneração de energia.
Instalação de novas escadas rolantes com plano inclinado automático para pessoas com deficiência.
Construção de dois banheiros acessíveis próximos à catraca de entrada.
Reforma do hall dos elevadores, com novo layout e materiais modernos.
Reforço estrutural dos contrafortes e contenção de taludes e encostas da Serra da Carioca, para garantir a segurança viária e da linha férrea.
A fase 2, prevista para 2026, inclui:

Construção de um novo espaço de alimentação (bistrô) e de um mirante com vista panorâmica.
Instalação de um pequeno elevador para conectar os níveis superiores, facilitando o acesso às lojas e ao novo mirante para pessoas com mobilidade reduzida.
Implantação de banheiros com fraldários na escadaria de pedra e um pergolado para descanso de quem faz o trajeto a pé.
Reformas na área inferior do platô, como pontos de embarque do trem do Corcovado e das vans Paineiras-Corcovado, além da ampliação dos serviços ao público.
Como parte das medidas de cuidado e segurança, o ICMBio disponibilizou desde o dia 19 uma ambulância do tipo UTI móvel, que opera diariamente das 7h às 19h com equipe médica completa. A unidade atende visitantes de todos os meios de transporte e permanece estacionada próximo à catraca de acesso ao Corcovado.

Além disso, serão instaladas quatro ilhas de hidratação acessíveis, já previstas no projeto de revitalização. A contratação está em fase final, e os equipamentos devem ser disponibilizados nos próximos dias.

A proposta conta com o apoio do IPHAN, responsável pela preservação do patrimônio histórico do Corcovado, e tem execução assinada pelo escritório Prochnik Arquitetura. O objetivo, segundo o ICMBio, é transformar o espaço em um modelo de visitação acessível, segura e ambientalmente sustentável.