TCifra é 200% maior que no ano passado; em 2024 evento se consolidou como maior de inovação na construção do sul do País
A Construtech Week 2024 (CW24) registrou mais de R$ 6 milhões em intenções de negócios, um crescimento expressivo de 200% em relação ao ano passado, quando foram projetados R$ 2 milhões. Esse resultado foi atingido somente na Rodada de Negócios, que contou com novo formato e reuniu dez construtoras e 40 fornecedores no primeiro dia do evento, o maior de inovação na construção civil no Sul do País. A CW24 contou com quase 750 participantes presenciais e uma programação disruptiva, incluindo mais de 50 palestras, painéis, Ideathon e uma Batalha de Startups. A realização é da da Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região (Icon), Sinduscon Paraná Norte, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e Sebrae/PR.
O novo formato da Rodada de Negócios, que deixou de ser rotativo e deu espaço aos pitches, foi um dos fatores para o fomento dos negócios. Na primeira etapa do novo modelo, os fornecedores apresentaram suas soluções em pitches de dois minutos. Já na segunda etapa, os compradores escolhiam com quem aprofundar o diálogo em reuniões individuais.
“Para os fornecedores é uma oportunidade raríssima de ter a sua solução vista pelas principais construtoras da cidade, algumas com atuação nacional e internacional. Para os compradores, foi uma tarde superprodutiva para conhecer novos produtos”, explicou o diretor de inovação do Sinduscon Paraná Norte, Ricardo Gharib, um dos responsáveis pelo novo modelo.
A Rodada de Negócios também gerou conexões e networking que vão muito além do evento. “Alguns fornecedores estavam tentando agendar uma reunião há meses com as construtoras e conseguiram isso facilmente na Rodada. A ótima surpresa para a organização ficou por conta da conexão entre fornecedores. Vários fornecedores identificaram soluções para atender às suas demandas.”, ressaltou Gharib.
O Construhub – Sinduscon PR Norte também levou suas startups para a Rodada de Negócios. As empresas inovadoras tiveram a oportunidade de apresentar as soluções para os principais players de mercado. Dentro do ecossistema regional, essa é uma iniciativa exclusiva da construção civil. O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, destacou que o ecossistema da construção civil em Londrina é forte, considerando o porte da cidade e o tamanho das construtoras instaladas aqui. Isso atrai o interesse de empresas de outros municípios de se conectar e a Rodada tem esse papel, de aproximar compradores e fornecedores e fomentar a geração de negócios.
“A Rodada, com uma previsão de movimentação financeira expressiva, só comprova esse desejo. Percebemos que diversas startups e empresas de fora de Londrina têm buscado o Construhub para se aproximar do nosso ecossistema”, analisa Ishikawa.
Negócios Futuros
O Engenheiro Civil da Galmo Engenharia, Marcos Okamura, contou que a empresa encontrou fornecedores de interesse e que já estão em contato para possíveis negociações.
“Gostamos bastante da organização do evento e da estrutura, esse ano a Rodada de Negócios apresentou um novo formato, onde tivemos a oportunidade de escolher os fornecedores e startups de maior interesse para nossa empresa. Isso possibilitou um melhor aproveitamento”, explicou.
Para o proprietário da Desjoyaux Piscinas, Antônio Carlos Pisicchio, foi uma oportunidade para a empresa se tornar ainda mais conhecida em Londrina. “O evento estava lotado, o que para nós foi muito importante, porque por mais que a Desjoyaux seja uma marca internacional, nós estamos começando recentemente aqui em Londrina. Algumas construtoras já tínhamos contato, mas foi uma oportunidade de conhecer outros possíveis parceiros de negócios e pessoas do setor da construção civil”.
Fonte: CBIC