Um Centro de Controle bem planejado traz muitos ganhos às construtoras que desejam realizar uma gestão completa de seus ativos, com alto nível de eficiência e precisão
A indústria da construção está passando por uma revolução impulsionada pela tecnologia, e uma das áreas mais impactadas por essa transformação é o monitoramento e acompanhamento de obras através dos Centros de Controle.
Um Centro de Controle bem planejado traz muitos ganhos às construtoras que desejam realizar uma gestão completa de seus ativos, com alto nível de eficiência e precisão.
A utilização de telemetria e IoT neste contexto, proporciona um melhor monitoramento de suas máquinas móveis, de modo a coordenar e otimizar suas operações, gerando tomadas de decisões muito mais assertivas.
As principais vantagens da utilização do centro de controle por construtoras incluem:
Monitoramento em tempo real de todas as operações em andamento – Por meio de sensores e dispositivos IoT instalados em equipamentos, máquinas e estruturas, as construtoras podem monitorar o progresso da obra, o desempenho dos equipamentos, o consumo de recursos e até mesmo as condições ambientais, como temperatura e umidade. Isso permite mais agilidade nas tomadas de decisão e a minimização de falhas no processo;
Otimização do uso de recursos – Ao analisar dados sobre o desempenho dos equipamentos e o consumo de materiais, por exemplo, é possível identificar oportunidades de economia, com a redução de desperdício e aumento da eficiência. Além disso, a detecção precoce de problemas ou falhas em equipamentos permite a manutenção preventiva, reduzindo custos com reparos emergenciais e tempo de inatividade;
Aumento da segurança e gestão de riscos – As ferramentas permitem monitorar o cumprimento de normas de segurança, identificar potenciais situações de risco e tomar medidas preventivas para garantir a segurança dos trabalhadores e do ambiente de trabalho. Isso não apenas protege vidas, mas também evita perdas financeiras e atrasos na obra;
Visualização da disponibilidade das frotas em cada contrato – Optando por um monitoramento centralizado das frotas, é possível enxergar com mais transparência a utilização dos ativos nas operações e obras, facilitando a análise dos dados e permitindo uma gestão mais assertiva, com maior aproveitamento das máquinas.
É fato que a telemetria e IoT estão revolucionando a gestão de ativos nas construtoras, entregando redução de custos e eficiência operacional.
Ao adotar essas tecnologias, elas elevam os padrões de segurança, transparência e sustentabilidade em seus projetos, contribuindo para o avanço e inovação na indústria da construção.
Fonte: Grandes Construções