O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, concluiu no fim da tarde desta terça-feira um pré-levantamento dos imóveis da região central do Rio que se encontram vazios e em péssimo estado de conservação. Ao todo, foram listados 158 imóveis, que agora serão alvos de inspeção pela Defesa Civil do município, que vai avaliar quais de fato, em razão da conservação, correm risco de colapsar.
Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes baixou um decreto que cria regras para o município adquirir, por processo administrativo, imóveis em mau estado de conservação, mesmo à revelia dos proprietários; ou fazer a desapropriação imediata , em caso de interesse social (projetos habitacionais ou outros projetos públicos). A medida foi tomada depois que parte de um sobrado no Arco dos Teles, na Praça XV, desabou há duas semanas.
— As inspeções foram visuais. Em várias ruas, observamos prédios em que só restou a fachada. Nem morador de rua buscaria abrigo neles pelo risco de ser atingido por um reboco. Nessas vistorias, a gente até encontrou alguns imóveis com problemas de conservação, mas que como têm alguma ocupação, nós não incluímos no levantamento. A próxima fase será avaliar do ponto de vista técnico as condições estruturais desses prédios. E tentar identificar proprietários e se têm dívidas de impostos — disse Szafran.
Fonte: O Globo