O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, foi recebido pelo ministro interino do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, nesta quinta-feira (17), na sede do órgão em Brasília, para discutir o futuro da mão de obra do setor. Na pauta, as perspectivas de empregabilidade nos diversos segmentos da construção civil e de melhor qualificação dos trabalhadores.
Correia explicou a Macena a dinâmica atual do mercado e o esforço das empresas, das associações e dos sindicatos em aperfeiçoar sua força de trabalho em busca de uma melhor segurança, inovação e produtividade. A entidade entregou um panorama sobre as contratações do setor ao longo dos últimos anos, a fim de dimensionar a demanda.
Macena destacou a demanda da indústria como um todo por novas tecnologias e convidou a CBIC a contribuir com uma parceria entre o MTE, o Ministério da Educação e do Sistema S para otimizar a formação técnica profissional no país. Os órgãos devem realizar novas agendas e trocas de informações em breve.
Também participaram do encontro o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Raphael Lafetá; a economista-chefe da CBIC e do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos; o coordenador de relações institucionais da CBIC, Luis Henrique Cidade. Pelo MTE, estiveram presentes o secretário de Proteção ao Trabalhador, Carlos Augusto Simões; a subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner; o chefe de Gabinete da Secretaria Executiva, Aldair Henrique Michel; e o assessor Secretaria Executiva Fábio Alves Correa.
Fonte: CBIC