O presidente da CBIC, Renato Correia, e a economista da entidade, Ieda Vasconcelos, apresentarão à imprensa dados detalhados sobre a estimativa de recursos exigidos para solucionar o déficit de moradias do país. De acordo com a economista, o levantamento foi realizado a partir de números de financiamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.
Já a análise da carência de infraestrutura urbana do país, segundo Ieda, foi realizada com base em estimativas do Banco Mundial, que apontou os níveis ideais de investimento em setores como transporte, energia, comunicações, água e saneamento.
A entidade ainda mostrará os impactos na economia dos investimentos que se desdobram em efeitos sobre o Produto Interno Bruto (PIB), emprego, produção habitacional e arrecadação tributária. “Adicionalmente, será considerado um cenário com o volume de investimentos previstos atualmente pelo governo federal, ou seja, em quanto tempo esses recursos permitiriam a eliminação do passivo habitacional do país”, explicou a economista.
A coletiva de imprensa acontecerá em formato presencial no hotel Meliá Paulista, na Av. Paulista, 2181 – Consolação, São Paulo. O encontro será gravado e posteriormente disponibilizado nos canais da CBIC.
Sobre a CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem como objetivo tratar das questões ligadas à indústria da construção e ao mercado imobiliário. A entidade representa institucionalmente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção em todo o país, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social brasileiro.
Coletiva de Imprensa
Estudo sobre investimentos necessários para o equacionamento dos déficits habitacional e de infraestrutura no Brasil
Data: 03/04/2024 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: hotel Meliá Paulista, na Av. Paulista, 2181 – Consolação, São Paulo – CEP: 01311-300