Brasil fará intercâmbios para aprender sobre “cidades-esponja”na China

Aeerj > Notícias > Informações > Brasil fará intercâmbios para aprender sobre “cidades-esponja”na China

Esse é um dos 37 acordos assinados entre Brasil e China durante visita do presidente chinês Xi Jinping à Brasília

O governo federal assinou nesta quarta-feira (16), um acordo de cooperação na área do desenvolvimento urbano com a China. A parceria será feita entre o Ministério das Cidades e o Ministério do Desenvolvimento Urbano-Rural da China.

Abrangindo uma série de iniciativas conjuntas, o acordo inclui a realização de seminários e intercâmbios entre os dois países. A ideia é aprender com modelos e práticas bem-sucedidas de urbanização adotadas pela China, um dos países mais avançados no planejamento e implementação de políticas urbanas.

Entre os temas abordados, está a troca de conhecimento com os chineses para o desenvolvimento de “cidades-esponja”. O conceito foi desenvolvido na China e surgiu como uma resposta às inundações.

A ideia é utilizar infraestrutura verde, criando áreas alagáveis como lagos, parques e instalando pavimentos permeáveis, dependendo menos dos sistemas de drenagem tradicionais.

Pequim, por exemplo, conta com uma área de 150 hectares para absorver água da chuva. Ao menos 60 cidades chinesas já adotaram o modelo.

Intercâmbios visando especialização em saneamento básico e mobilidade urbana também estão previstos no acordo.

Esse é um dos 37 acordos assinados entre Brasil e China durante a visita do presidente chinês Xi Jinping a Brasília.

Fonte: CNN