O gás representa uma alternativa mais sustentável para o planeta, podendo ser produzido a partir dos resíduos urbanos, e é considerado “a energia do futuro”
O Rio de Janeiro é o maior produtor nacional de biometano. Com cerca de 29 milhões de metros cúbicos produzidos anualmente, o Governo do Estado pretende potencializar ainda mais a alternativa energética.
O biometano é um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás. O gás representa uma alternativa mais sustentável para o planeta, podendo ser produzido a partir dos resíduos urbanos, e é considerado “a energia do futuro”.
Os esforços para aumentar a produção de biometano no RJ acontecem por meio da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
Uma série de iniciativas neste sentido potencializará a transição energética para o território fluminense ao mesmo tempo em que incentiva o consumo de energia mais limpa e sustentável para as cidades.
“No processo de descarbonização das nossas cidades e estados, o biometano têm se mostrado uma alternativa segura e sustentável para substituir os combustíveis geradores de energia. As vantagens não estão somente no setor energético e ambiental, também vemos benefícios para a agropecuária e saúde pública. Nosso foco agora é incentivar políticas que acelerem essa transição energética que já é realidade em diversos países”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Fonte: Revista Grandes Construções