Ao governador Wilson Witzel

Aeerj > Artigos > Ao governador Wilson Witzel
O DiaEconomia02/01/2019

Ao governador Wilson Witzel

Luiz Fernando Santos Reis

A população do Estado do Rio, que elegeu Wilson Witzel com esmagadora maioria, espera ansiosa e confiante que esteja assistindo ao início de um período de recuperação. Recuperação da economia, recuperação da ética e como consequência recuperação do orgulho de viver em nosso estado. Sua formação de militar e de juiz nos traz a certeza que certamente o respeito aos princípios de ética e integridade será um dos pilares dessa nova gestão.

Sabemos da preocupação com a recuperação dos setores que são básicos para o bem-estar da população, segurança pública, Saúde e Educação. Hoje, no Rio o tema segurança pública permeia toda e qualquer atividade. O aumento do nível e da sensação de segurança será uma das condicionantes para o desenvolvimento do estado que está carente de investimentos. Só com a certeza de que estaremos diante de um quadro em que haverá segurança pública e segurança jurídica é que os investidores se sentirão atraídos a voltar a investir aqui.

Se considerarmos que o novo governo receberá o estado com a economia debilitada e, como consequência, terá dificuldades para investimentos, principalmente na recuperação e ampliação da infraestrutura que vem se deteriorando, surge como opção a adoção de programa bem estruturado de concessões e parcerias público privadas.

No entanto, para que sejam atraídos investidores sérios, considerando que são projetos de longo prazo, a garantia da segurança jurídica é fundamental. A equipe que atuou na elaboração de programas de parcerias do governo que terminou deixou legado de bons projetos em segmentos como Saúde, Educação, segurança, saneamento, recuperação de rodovias, entre outros que com pequenos ajustes poderão ser implementados para fazer a economia girar e criar empregos.

Por falar em empregos, enquanto no último trimestre de 2018 o país apresentava crescimento, bem verdade que modesto, na abertura de postos de trabalho, no segmento da construção, o Rio continuava perdendo vagas e apresentando o maior nível de desemprego no setor.

A Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj), entidade com mais de 40 anos de existência que congrega empresas que atuam na construção e manutenção da infraestrutura, coloca-se à disposição da nova gestão para contribuir na recuperação do estado.