“O setor de construção volta a aquecer no Rio”
Um levantamento feito pela AEERJ é destaque na coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo. Leia a íntegra da matéria, publicada hoje (1º):
Levantamento de dados do Caged mostra que o setor de construção volta a aquecer no Rio. Como resultado, segundo a pesquisa, é a geração de empregos e o reflexo em toda a cadeia produtiva.
Entre janeiro e maio de 2022, o setor empregou 183 mil pessoas, segundo o estudo. Em 2021, foram apenas 165 mil de novas vagas criadas. Outro indicador do crescimento é a elevação do número de licitações publicadas, segundo levantamento realizado pela Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ). O primeiro semestre de 2022 houve 137% mais processos de concorrência para obras no município do Rio do que o ano passado inteiro. No estado, o ritmo também está acelerado no primeiro semestre de 2022, com 43% mais licitações do que 2021.
Os números são positivos, mas o setor alerta para o não cumprimento das regras e das leis que tem gerado muita insegurança jurídica nas Empresas do setor.
“Além de novas obras, precisamos que a lei seja cumprida e os contratos sejam respeitados e protegidos de fatos supervenientes e imprevisíveis que causam o desequilíbrio financeiro”, alerta o presidente da AEERJ, Paulo Kendi T. Massunaga.