Após ajustes, Rio lança novo edital de licitação para transporte de barcas entre os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont

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Trajeto pela Baía de Guanabara, entre a Ilha do Governador e o Centro do Rio, será de 55 minutos; tarifa deverá custar R$ 22,50

A Prefeitura do Rio publica, nesta terça-feira, um novo edital de licitação do projeto de transporte aquaviário entre os aeroportos Antônio Carlos Jobim – Galeão e Santos Dumont. O documento precisou passar por alguns ajustes, após avaliação do Tribunal de Contas do Município (TCM). De acordo com o novo edital, o trajeto de 15,7 quilômetros, pela Baía de Guanabara durará, no total, 55 minutos e a tarifa custará R$ 22,50. O investimento previsto para implantação e compra das embarcações passou de R$ 106 milhões – conforme anunciado em abril – para R$109,5 milhões. A data da licitação está prevista para o 3 de setembro.

A licitação foi baseada em estudos de viabilidade econômica do projeto feito pela iniciativa privada. A estimativa é que 3,5 mil pessoas usem o serviço diariamente, o equivalente à cerca de 10% da quantidade de passageiros que circulam pelo Tom Jobim em um dia. Para o município do Rio, o custo para tirar o projeto do papel será de R$24.9 milhões e o restante ficará a cargo da futura concessionária, que poderá explorar o serviço por 30 anos.

O serviço será feito por sete embarcações elétricas, com capacidade para transportar entre 60 e 100 passageiros. A prefeitura do Rio optou por embarcações de baixo calado para evitar a necessidade de realização de obras de dragagem na região. O trajeto funcionará todos os dias das 6h às 23h e durará cerca de 35 minutos entre duas estações: uma na região da Marina da Glória ao lado do Santos Dumont e outra na Ilha do Governador, na praia do Galeão.

Na chegada à estação na Estrada do Galeão, o passageiro embarca em um dos quatro micro-ônibus elétricos até o terminal de destino. O trajeto completo deve levar cerca de 55 minutos e o intervalo será de 15 minutos entre os embarques. Cada trecho custará R$22,50. Além do investimento privado a concessionária vencedora deverá pagar ao Município outorga variável de 3% sobre a receita tarifária.

A expectativa da Companhia Carioca de Parcerias e Concessões (Ccpar) é que a demanda dos passageiros pelo serviço seja maior nos horários do rush para fugir dos congestionamentos na Linha Vermelha e Avenida Brasil. A previsão é que as obras para implantação durem cerca de dois anos. O pregão está previsto para o dia 3 de setembro.

Valor dos terminais

 O terminal do Aeroporto Santos Dumont deverá ser construído em área da concessão da Marina da Glória. A previsão é que sejam gastos com a obra R$17,7 milhões. Já o custo para implementação do terminal do Galeão é maior: R$ 25,5 milhões, já que a obra é mais complexa. A estação deverá ser construída na praia do Galeão, em frente à sede da Universidade Estácio de Sá.

Fonte: O Globo