Cálculo é feito entre a quantidade de pessoas admitidas e demitidas, levando em consideração o período de janeiro a maio
Levantamento recente elaborado pelo Ministério do Trabalho, utilizando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que Niterói é a cidade com mais empregos gerados nos 5 primeiros meses deste ano na região Leste Fluminense, que inclui municípios das regiões Metropolitana e dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
Ao todo, foram 4.409 postos de trabalho em Niterói. O cálculo é feito entre a quantidade de pessoas admitidas e demitidas no referido período na cidade. Vale ressaltar que, desse total, 2.503 contratações foram de mulheres, representando aproximadamente 57% do número acumulado.
Na sequência do ranking, estão os seguintes municípios: São Gonçalo (1.487), Rio das Ostras (856), Maricá (813) e Itaboraí (725).
Detalhes
O setor com mais vagas de emprego criadas em Niterói entre janeiro e maio de 2024 foi o de serviços. Ao todo, foram 3.927. Em contrapartida, apesar do balanço positivo, o setor comercial perdeu 698 funcionários.
Em relação ao grau de instrução, o ranking mostra que, em Niterói, as pessoas com ensino médio completo preencheram a maioria das vagas: 2.416. Em seguida, estão as que têm nível superior completo, com 1.327 empregos gerados. Já sobre a faixa etária, o público com idades entre 18 e 24 anos obteve melhor desempenho.
Baseado nos dados do Caged, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) analisou que, somadas, as cidades do Leste Fluminense geraram quase 10 mil empregos formais entre janeiro e maio deste ano, um crescimento de 45% em comparação ao mesmo período em 2023.
”Esses registros mostram a diversidade do mercado de trabalho na região, podendo gerar empregos em diferentes atividades para as quais estamos sempre atentos, de modo a contribuir com a geração de mão de obra qualificada”, afirma Ricardo Guadagnin, presidente da Firjan Leste Fluminense.
Fonte: Diário do Rio