O Ministério de Minas e Energia e o Ministério de Cidades devem anunciar, na semana que vem, que 100% das casas do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) terão energia fotovoltaica. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).
A estratégia tem como objetivo principal estimular a geração de emprego. “Todos os esforços necessários para dar emprego a esse setor estão sendo feitos. Não tem nada que o governo seja mais obcecado em fazer do que gerar emprego, valorizar o comércio local e induzir a cadeia produtiva do emprego e da renda”, afirmou o ministro.
Silveira também disse que foi concluída a instalação de 96 torres de transmissão de energia ligando Roraima aos Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, Roraima será o último Estado interligado ao SIN.
O ministro disse que, com a interligação, as térmicas a óleo e a carvão, usadas hoje para atender à demanda de energia de Roraima, poderão ser desligadas.
Silveira participou da abertura da terceira reunião do Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20, em Belo Horizonte, que vai até quarta-feira (29). Durante o evento, o ministro disse que é prioridade do Brasil liderar um movimento de descarbonização da indústria, mas há um desinteresse global pelo assunto e esse é um dos principais desafios a ser enfrentado.
“A falta de consciência global, principalmente de países ricos, o capitalismo selvagem que vivemos é o grande gargalo para o avanço dos investimentos em energias renováveis. O Brasil tem feito esforços para avançar a discussão”, disse.
Silveira disse que a discussão sobre transição energética deve ser feita em duas vertentes, uma de sustentabilidade e uma econômica. “Desastres como as enchentes do Rio Grande do Sul mostram que fora da economia verde não há salvação”, disse.
Fonte: Valor Econômico