Com a presença de mais de 170 participantes, entre engenheiros e profissionais, executivos e representantes dos principais players da infraestrutura no Brasil, a 5ª edição do Prêmio InovaInfra neste ano mostrou que a inovação na Engenharia está superando a inércia das práticas tradicionais — não necessariamente sejam ineficazes nos tempos atuais. No entanto, há uma nova força nessa busca por inovação: atender as necessidades de preservação ambiental do planeta, aliando as novas tecnologias à sustentabilidade. Foram mais de 120 projetos inscritos por concessionárias e empresas de engenharia, sendo 30 deles eleitos pelo Júri Independente e premiados nesta terça-feira, dia 09, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.
Idealizado pela revista O Empreiteiro, que há 60 anos atua nos diversos segmentos da engenharia e infraestrutura, o Prêmio InovaInfra busca valorizar iniciativas voltadas para a inovação nessas atividades e que possam contribuir para a melhoria acelerada dos serviços em transportes, saneamento, energia, petróleo e gás, construções industriais e habitacionais, dentre outros necessários para a sociedade.
Antes da solenidade com a entrega dos troféus, o evento contou com um ciclo de palestras de alguns projetos premiados, analisando temas representativos como o avanço da modalidade BIM e das tecnologias digitais na gestão de obras, inovações que buscam atender à demanda crescente por sustentabilidade na engenharia e soluções clássicas que se mantêm competitivas nos canteiros.
Fonte: Revista O Empreiteiro