Com o anúncio do novo PAC do Governo Federal, que trará mais investimentos para o setor de infraestrutura e construção civil, um grande projeto deve ter início.
A construção da segunda ponte que fará a ligação entre Brasil, pelo Rio Grande do Sul, até o Uruguai, será construída na BR-116/RS, transpondo o Rio Jaguarão.
De acordo com Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, a verba destinada a obras como esta deve trazer visibilidade também aos projetos parados ou há muito no papel, o que no médio e longo prazo deve estimular o crescimento do país.
“Obras dessa magnitude atraem olhares de empresas e investidores nacionais e estrangeiros, o que deve movimentar a economia”, justifica.
Porém, o executivo afirma que, para assegurar a qualidade na execução dessas obras, é necessário investir em tecnologias mais atuais.
Segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em junho do ano passado, 38% das máquinas e equipamentos industriais atualmente em uso estão próximos ou já ultrapassaram a vida útil sinalizada pelo fabricante, que em média é de 14 anos.
Para Neves, essa constatação acende um alerta em relação aos riscos que equipamentos defasados podem trazer não somente aos negócios, mas também aos operadores dessas máquinas.
Fonte: Grandes Construções