O Programa de Registro e Comunicação da Ação Climática Local da Cidade do Rio de Janeiro – PROCLIMA.RIO acaba de ser lançado pela Prefeitura como um instrumento de monitoramento e transparência que leva à implementação e ao acompanhamento do Plano de Ação Climática do município. A iniciativa conecta a sociedade carioca à agenda sobre o tema, permitindo reforçar o compromisso da capital com esse planejamento e com a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O principal objetivo do PROCLIMA.RIO é assegurar o reconhecimento de ações que reduzam e evitem emissões de GEE, nos limites do território municipal, feitas por instituições públicas e privadas, bem como organizações não-governamentais e da sociedade civil. Assim, será possível orientar o planejamento climático na cidade.
As instituições podem apresentar suas ações por meio da Plataforma de Registro e Comunicação da Ação Climática Local – Proclima Digital, acessível em http://proclima.rio/. A ferramenta oferece ainda uma análise dinâmica e interativa das emissões de GEE do município. O material está categorizado por setor, tipo de gás, escopo e ano.
O PROCLIMA.RIO estabelece duas modalidades de adesão: Reconhecimento Local, para ações de alcance municipal, e Reconhecimento Internacional. A iniciativa vai contribuir para uma das metas do Plano de Ação Climática até 2030, que é reduzir em 20% as emissões de GEE em relação ao ano-base de 2017, visando à neutralidade em 2050.
As ações são coordenadas pela Gerência de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, com participação do Escritório de Planejamento/Subpar, da Secretaria de Fazenda e Planejamento, e do Instituto Pereira Passos.
Fonte : Prefeitura do Rio