TCU desenvolve teste sobre indicadores de maturidade para projetos de infraestrutura

Aeerj > Notícias > Informações > TCU desenvolve teste sobre indicadores de maturidade para projetos de infraestrutura
O trabalho apresentou três indicadores de projetos de infraestrutura, pareados com uma aplicação-piloto dos indicadores de maturidade dos projetos, de valor do investimento e de prazo
  • O TCU realizou levantamento para desenvolver e realizar teste-piloto sobre indicadores de maturidade, de valor de investimento e de prazo para projetos de infraestrutura.
  • O trabalho desenvolveu três indicadores de projetos-chave de infraestrutura, pareados com uma aplicação-piloto do indicador de maturidade dos projetos (iPMP), do indicador de valor do investimento (iValor) e do indicador de prazo (iPrazo).
  • A utilidade é geral e pode, principalmente, nortear, inspirar e objetivar a elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETP).

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou levantamento estabelecido no subitem 9.5.1.2 do Acórdão 2.695/2022-Plenário (Fiscobras 2022), com o objetivo de desenvolver e realizar teste-piloto sobre indicadores de maturidade, de valor de investimento e de prazo para projetos de infraestrutura.

A equipe de auditoria desenvolveu três indicadores de projetos-chave de infraestrutura, pareados com uma aplicação-piloto do indicador de maturidade dos projetos (iPMP), do indicador de valor do investimento (iValor) e do indicador de prazo (iPrazo). No caso do indicador de investimento (iValor), trata-se, para o primeiro, da relação entre o volume despendido no empreendimento e o respectivo valor esperado:

Já o indicador de valor do investimento (iPrazo) refere-se à relação entre o prazo para a conclusão do empreendimento e o prazo inicialmente estimado. E, por fim, em relação ao indicador de maturidade dos projetos (iPMP), o seu desenvolvimento foi embasado em conceitos teóricos sobre metodologias disponíveis na literatura e academia, e também em elementos obtidos em trabalhos anteriores do TCU. Matéria na íntegra.