O governo federal vê no mercado de seguros um caminho para alavancar investimentos em infraestrutura e inovação tecnológica. A gestão estuda o tópico em grupos de trabalho e aposta no Marco do Seguros para destravar o setor.
O superintendente de Seguros Privados (Susep) do governo, Alessandro Octaviani, disse em entrevista à CNN que a ideia de um dos grupos de trabalho é explorar o potencial do setor para impulsionar o Novo Pac e a neoindustrialização.
Os estudos serão finalizados até em novembro, com a entrega de um relatório que vai propor redesenhos regulatórios. Também há iniciativas no âmbito do Ministério da Fazenda que procuram caminhos para flexibilizar regras de utilização destes ativos, permitindo direcioná-los a investimentos de maior risco.
O superintendente explica que, em economias contemporâneas, a alocação dos recursos captados pelos seguros são relevantes para a atividade nacional. O secretário de reformas econômicas, Marcos Pinto, vem destacando as capacidades do ramo como fonte de recursos para investimentos produtivos.