Nesta quinta-feira (19/10), o Governo do Estado lançou a nova fase do Programa Limpa Rio que irá beneficiar os 92 municípios fluminenses com a limpeza e o desassoreamento de seus rios e canais. Para esta etapa, serão investidos cerca de R$250 milhões, recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
A iniciativa vai mitigar as inundações decorrentes do transbordamento de corpos hídricos, o que acontece principalmente no período chuvoso, proporcionando melhoria da qualidade de vida para a população.
O secretário de Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador, Thiago Pampolha, comentou a importância da ação: “o Limpa Rio é fundamental para levar segurança ambiental e qualidade de vida à população, identificando, planejando e executando a limpeza e desassoreamento dos rios com histórico de transbordamento. Assim, vamos atuar em todo o estado para minimizar o impacto das fortes chuvas”.
Só no primeiro semestre deste ano, o Programa Limpa Rio beneficiou 401 rios e canais de 50 cidades fluminenses, com a limpeza e o desassoreamento de trecho de 183 quilômetros desses corpos hídricos. As intervenções retiraram 491.775 metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.